top of page

Empresas brasileiras são selecionadas para etapa internacional de programa de impacto global

O Portal Telemedicina, de São Paulo, e a Solubio Tecnologias Agrícolas, de Tocantins, estão entre as dez empresas que vão participar em Genebra, Suíça, da etapa internacional do Accelerate2030, programa que apoia em 16 países empreendimentos de alto impacto e que atendem aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Essa é a terceira edição do Accelerate2030, que é liderado pela rede de inovação Impact Hub e pelo Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (PNUD).

Este ano o programa contou com um total de 1183 empresas inscritas nos 16 países. No Brasil foram inscritas 332 empresas, das quais 33 foram selecionas para participarem do programa que foca em treinamento e rodadas de negócios. O objetivo do programa é identificar negócios inteligentes, inovadores e sustentáveis, já colocados em prática, que contribuam para o alcance de um ou mais dos 17 ODS e que possam ser aplicados em escala global. 

Ao longo do ano os empreendimentos selecionados tiveram acesso a um programa de aceleração que incluiu treinamentos, desenvolvimento de um plano para escala global, fomento a conexões estratégicas e suporte especializado. A etapa nacional será finalizada em outubro em um evento que acontecerá em Brasília.

Com o foco voltado para áreas rurais e carentes, o Portal Telemedicina já atua em 250 cidades do Brasil e da África, em mais de 400 clínicas e hospitais. A proposta é mitigar a distribuição desigual de médicos especialistas e proporcionar o acesso a esses profissionais por meio da tecnologia. O portal fornece uma plataforma de telediagnóstico que se integra a dispositivos médicos, transferindo automaticamente dados através de dispositivos, bem como RIS e sistemas PACS. São utilizados algoritmos de inteligência artificial e aprendizagem de máquinas para prever resultados médicos, exames de triagem e reduzir o erro humano.

Já a Solubio trabalha com uma tecnologia que permite aos agricultores produzirem seu próprio biofungicida, biopesticida, entre outros produtos, tudo na fazenda. A empresa garante que seu produto permite substituir com vantagens produtos químicos. Por serem de origem biológica, os defensivos agrícolas da Solubio não afetam o meio ambiente, e também são mais barato que os tradicionais e têm a vantagem de poderem ser produzidos no próprio local (fazenda) em que serão aplicados.

Treinamento em Genebra

Além de participarem de treinamentos e rodas negócios internacionais as dez empresas selecionadas para a etapa em Genebra receberão suporte de organizações internacionais por mais nove meses para fortalecerem seus negócios. Além das duas empresas brasileiras participam da etapa Global do Accelerate empresas do México, Venezuela, Turquia, Sérvia, Nigéria, Filipinas, Indonésia e Costa Rica.

O Accelerete2030 conta com o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Fundação Grupo Boticário, Pfizer e International Trade Centre.


Gostou do texto? Saiba mais sobre o trabalho da Comunica.



bottom of page