© 2019 por Comunica Consultoria e Planejamento

Siga a gente:

  • Facebook
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca ícone do YouTube

Então é Natal!

Atualizado: 13 de Fev de 2019

Por Joyce Russi

Comemore as ações, agradeça pelo sucesso, acolha os erros com generosidade e seja otimista.

Chega o fim do ano e logo vem aquela sensação de que temos de fazer um balanço de tudo o que fizemos de bom e de ruim, em todas as empreitadas bem-sucedidas e também nas que quase deram certo, mas não. Enfim, com o final do ano chega também a necessidade de fechar mais um ciclo para iniciar outro.

Na comunicação organizacional não é diferente. Quase todas as empresas que se preocupam em manter aberto o canal de comunicação com seus públicos, reconhecem a necessidade de se fazer um balanço para aferir o saldo de suas ações e saber se devem prosseguir no mesmo rumo ou se é a hora de puxar o freio de arrumação para dar uma guinada de 180º graus, ou talvez um pouco menos, para corrigir eventuais falhas cometidas ao longo do ano.

Mas ao constatar os erros e enganos cometidos por falhas na comunicação vem a dúvida: o que fazer com essa constatação? Como agir no próximo ano para melhorar a comunicação com seus stakeholders? Algumas sugestõespodem ajudar a melhorar as estratégias para o novo ano.

O primeiro passo é fazer um balanço das ações implementadas no ano que termina, identificando metas cumpridas e aquelas não atingidas. A partir do balanço é possível chegar a um diagnóstico e traçar uma estratégia de ação ou de ações para o ano seguinte. Agarre a oportunidade para reforçar os laços com clientes, colaboradores e parceiros.

Comemore as ações assertivas. Agradeça pelo sucesso e acolha os erros com generosidade. Celebre as vitórias e acredite que o próximo ano será o início de um novo ciclo ainda mais vitorioso. Não esqueça que a comunicação, seja ela qual for, deve estar alinhada com o posicionamento e identidade de sua empresa.

Aproveite as tradições de fim de ano para inovar nos projetos para o próximo ano. Seja ousado, seja otimista e acima de tudo seja calculista no sentido de planejar as suas ações especialmente no que diz respeito à comunicação. Veja seus clientes, colaboradores e parceiros como aliados.

E acima de tudo festeje com a família e os amigos. Afinal é Natal!