top of page

Programa de apoio a negócios de impacto social, Accelerare2030 vai buscar maior integração com outro

Programa de apoio a negócios com impacto social e que possam ser replicados em escala global, o Accelerate2030 pretende buscar uma maior integração entre os participantes dos diferentes países onde a iniciativa é realizada, afirma André Maciel, coordenador nacional do Acceelerate2030 e co-fundador do Impact Hub no Brasil. “Esse tipo de colaboração tem um forte impacto nos negócios e precisa ser mais bem aproveitada”, destacou ele nesta quinta-feira, (24/10), durante a ação final da 3ª edição do programa no Brasil.

Maciel cita o exemplo da TecZelt – FazGame, uma das 33 empresas selecionadas para participar da etapa Brasil e que desenvolve tecnologias educacionais para melhorar a qualidade da educação. “Por meio do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), eles fizeram uma parceria na Costa Rica”, conta ele. A FazGame implementou a aprendizagem 4.0, que permite aos professores do ensino básico uma forma proativa de ensinar, na qual os alunos aprendem a criar games educacionais.

Ele destaca ainda a decisão de selecionar, na etapa de 2019, empresas com negócios mais maduros, o que potencializa os resultados. Para. 2020, afirma Maciel, a ideia é lançar no segundo semestre o edital de seleção das empresas para a 4ª edição do programa, realizado em parceria com Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em 16 países. Das 33 empresas selecionadas no Brasil, duas, a Solubio e o Portal Telemedicina, participaram da etapa global em Genebra.

O último encontro da 3ª edição do Accelerate2030 contou com a participação de representantes das empresas selecionadas, que participaram de uma rodada de conversa para troca de experiências. Durante o workcoffee foram direcionadas conversas para identificar o propósito, o referencial e a necessidade de cada empresa para gerar conexões entre elas. Os representantes da Solubio e do portal Telemedicina falaram sobre a participação na etapa global, que contou ainda com mais 8 empresas de outros países.

Com o objetivo de empreender, conectar e impactar o Impact Hub, em parceria com o PNUD, criou o programa Accelerate2030 que age para impulsionar negócios e iniciativas de empresas que tenham foco no impacto social através de soluções sustentáveis. Empresas que atendem a pelo menos um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) podem se inscrever para participar do programa.


Gostou do texto? Saiba mais sobre o trabalho da Comunica.

bottom of page