Siderurgia Sustentável

O Kit Siderurgia Sustentável foi criado pela Ecocarb – Eco Consultoria e Agronegócios – contratada por licitação pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), no Projeto Siderurgia Sustentável. Implantado em três locais de produção de carvão vegetal em Minas Gerais, o Kit Siderurgia Sustentável gerou uma redução de 366 toneladas de C02 em três fazendas, ou seja, 35% a menos de emissões de gases de efeito estufa. Minas Gerais é o maior produtor de carvão vegetal de floresta plantada do Brasil. Adicionado ao minério de ferro, o carvão produz o ferrogusa – matéria-prima para a fabricação do aço.


Carboraad


O kit é um programa de controle e simulação do processo de carbonização, o Carboraad. O programa do engenheiro mineiro Tulio Jardim Raad substitui o método tradicional de produzir carvão vegetal. O Carboraad já era utilizado em médias e grandes empresas de carvão vegetal e, com o Projeto Siderurgia Sustentável, foi instalado, sem custos, em pequenas produções de carvão vegetal aumentando a produtividade e reduzindo as emissões de gases de efeito estufa.


Ecocarb


A Ecocarb é uma startup mineira, de Belo Horizonte, com escritório no bairro São Pedro. É a única startup brasileira dedicada ao desenvolvimento de tecnologias para produção de carvão vegetal. O grupo inclui três startups focadas no carvão vegetal: a Ecocarb, de tecnologias; a Vieira & Raad, produtora de conteúdos para projetos, editais e estudos sobre carvão vegetal; e a Ecocarvão, produtora de carvão vegetal e extrato pirolenhoso. O extrato pirolenhoso é produzido a partir da fumaça emitida pela produção do carvão vegetal.



Texto veiculado na coluna Minas S/A, publicada no jornal O Tempo, de Minas Gerais.


Gostou do texto? Saiba mais sobre o trabalho da Comunica.