top of page

Para entender um pouco mais as moedas digitais

De acordo com o Banco Central, a moeda terá foco em novos modelos e serviços tecnológicos, como a internet das coisas


Por Vivaldo de Sousa |


O Banco Central do Brasil anunciou que até 2024 o país terá uma moeda digital oficial. Conforme o BC , o real digital será uma “extensão” da moeda física, que ficará guardada (custodiada) nos bancos e instituições de pagamento. O BC informou que haverá uma garantia da segurança jurídica, cibernética e de privacidade em suas operações.


A moeda terá foco em novos modelos e serviços tecnológicos, como a internet das coisas, evolução tecnológica que conectará mais objetos à internet, e os contratos inteligentes, que garantem a segurança da execução do acordo, usando, para isso, a tecnologia blockchain. O acesso a essas duas tecnologias deve ser ampliado com a chegada do 5G em 2021.


A expectativa do Banco Central é que a moeda digital oficial facilitará a realização de pagamentos e compras no exterior. Entretanto, a cotação do real digital em relação a outras moedas poderá ser diferente do real tradicional. Ao contrário das criptomoedas, porém, elas são asseguradas pelos bancos centrais e têm menos volatilidade.

Já adotada na China e em outros países, a moeda digital ou virtual, como alguns preferem qualificá-la, tende a mudar nossa relação com o dinheiro. No Brasil, o real digital vai ampliar para muitas pessoas o acesso e o uso de uma moeda virtual, hoje ainda restrita a quem consegue usar o Bitcoin e similares. Será possível pagar até mesmo estacionamento ou pedágio.


Mas enquanto a moeda digital oficial é possível conhecer um pouco mais sobre o assunto por meio de documentários, séries e filmes _além do farto material disponível na internet, com diferentes níveis de qualidade. A seguir listamos três dicas para quem quiser conhecer um pouco mais de blockchain e criptomoedas.


1. Bitcoin: O fim do dinheiro como conhecemos (2015) – Dirigido pelo produto Torsten Hoffmann, o documentário mostra a moeda digital como uma alternativa ao dinheiro tradicional. Disponível no YouTube, com legendas em inglês.

2. A Blockchain e Nós (2017) – Curta-metragem de 30 minutos dirigido por Manuel Stagars, esse traz entrevistas com desenvolvedores de software, pesquisadores e empresários, o realizador busca apresentar a tecnologia de blockchain, invenção que compara com a do avião no início do século XX. Disponível no YouTube, com legendas em português.

3. Crypto (2019) – Estrelado por Kurt Russell, Beau Knapp e Luke Hemsworth, o filme traz a história de um jovem agente financeiro de Wall Street obrigado a retornar à sua cidade natal, no interior do estado de Nova York, que se vê em meio a uma investigação de esquema de corrupção envolvendo pessoas muito poderosas, que utilizam criptomoedas para manter sigilosas suas transações ilegais e lavar dinheiro. Com direção de John Stalberg Jr, está disponível na Amazon Prime Vídeo.


Gostou do texto? Saiba mais sobre o trabalho da Comunica.


bottom of page